Imagem de Cabeçalho

Comprar ou construir imóvel: o que vale mais a pena?

Feature Image: Comprar ou construir imóvel: o que vale mais a pena?

Sem categoria - 23 de setembro de 2020 -

Ficar em dúvida entre comprar e construir imóvel é bem comum quando se está em busca da casa ideal. E claro, cada uma dessas opções apresenta suas vantagens e desvantagens. Por isso, é preciso pensar bem em qual é a melhor alternativa para você. 

Sendo assim, resolvemos te ajudar. Reunimos aqui algumas considerações para que você decida o que vale mais a pena e tome sua decisão de maneira segura. Quer saber mais? Confira logo abaixo! 

A busca pelo imóvel ideal

Encontrar o imóvel dos sonhos não é uma tarefa fácil. Principalmente quando se trata de uma casa: um imóvel com características singulares, pensadas para atender as necessidades e gostos de quem o construiu. 

Dessa forma, pode-se começar pontuando que a principal vantagem de construir um imóvel é a possibilidade de fazê-lo do jeitinho que você sempre imaginou. Afinal, você pode até encontrar uma casa já pronta da qual goste muito, mas dificilmente não sentirá a necessidade de fazer alguma reforma nela. Por isso, pense bem! 

Comprar ou construir imóvel: praticidade versus personalização 

Pessoas extremamente atarefadas, nada pacientes e que colocam a praticidade em primeiro lugar tendem a preferir a compra. Isso porque a construção de uma casa pode levar certo tempo. Trata-se de um investimento não só de recursos financeiros, mas também de paciência. 

Por outro lado, se você não tiver problema de esperar um pouco, pode valer muito a pena optar pela construção da propriedade. Pois, além da possibilidade de levantar um imóvel exatamente do jeito que você tinha pensado, a construção pode sair financeiramente mais em conta e trazer mais retorno financeiro com a sua consequente valorização depois. 

No entanto, a verdade é que não existe uma opção claramente mais vantajosa. O que existe é a opção mais adequada para você e para o momento que você está vivendo. 

Como se planejar para comprar ou construir imóvel

Independente da sua escolha, é importante se planejar. Para quem for financiar um imóvel pronto, por exemplo, dar um bom valor de entrada é essencial. Já para quem preferir construir seu próprio imóvel, será necessário, claro, primeiro comprar um terreno e também definir um orçamento para a construção da propriedade. Ou seja, ambas as opções requerem planejamento financeiro. 

Além disso, como já foi dito, construir um imóvel pode trazer diversas vantagens, mas é preciso tomar alguns cuidados para não ter dores de cabeça durante o processo. Por isso, aí vão algumas dicas para quem optar por essa alternativa: 

  • desenvolva o projeto com um profissional capacitado e experiente;
  • defina um orçamento;
  • adeque o plano arquitetônico com o plano elétrico e hidráulico;
  • não esqueça de cuidar da parte burocrática;
  • não economize na contratação de bons profissionais;
  • alinhe os seus prazos com os da equipe contratada;
  • para economizar, negocie bem com os fornecedores de materiais para a obra.

Tendo cautela e organização, você verá que é bem possível trazer a casa dos seus sonhos para a realidade.

Gostou desse texto? Deseja ler outros como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! E se você está em busca do local ideal para construir sua nova moradia, conheça o Condomínio Vista Lagoa! Um empreendimento de luxo localizado a 10 min do centro de Maceió. Pensado para oferecer uma excelente estrutura a quem deseja uma moradia com alto padrão de qualidade.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top