Imagem de Cabeçalho

Vai comprar um terreno? Descubra como fazer uma boa escolha

Feature Image: Vai comprar um terreno? Descubra como fazer uma boa escolha

Sem categoria - 21 de outubro de 2020 -

Comprar um apartamento ou uma casa exige certo cuidado e algumas avaliações, mas não pense que comprar um terreno é tão mais fácil. Afinal, esse tipo de investimento também requer que escolhas sejam feitas para que não haja arrependimentos depois. 

Mas, se tratando de um terreno, o que deve ser avaliado? O que precisa ser observado para conseguir fazer a escolha certa? É para te responder essas perguntas que nós estamos aqui. Abaixo trouxemos algumas dicas para a compra certa. Confira! 

O que observar antes de comprar um terreno? 

A localização é um dos principais pontos de influência na escolha de um imóvel. E, quando se trata de um terreno, deve ser o primeiro aspecto a ser pensado. Portanto, avalie bem a localização antes de fechar negócio. Certifique-se de que o lugar é de fácil acesso, se trata-se de uma região segura, se a área é valorizada ou ao menos está em desenvolvimento. 

Claro que você deverá priorizar ou não determinadas características da localização dependendo do que pretende fazer com o terreno. Porém, é preciso analisar cada uma delas com cuidado. 

Logo, não analise apenas a localização no que diz respeito ao bairro ou rua. Mas, por exemplo, tratando-se de um condomínio fechado, observe também a localização do terreno dentro do condomínio. Qual a posição dele com relação ao sol? É um terreno de esquina? Qual será a posição dele no quarteirão? Fazendo isso, a chance de algo dar errado depois será bem menor. 

  • Metragem

Já tem ideia da localização que você deseja? Agora chegou o momento de analisar seus planos para o terreno. Comece buscando por um que tenha metragem suficiente para o seu projeto e outras necessidades que possam surgir com o tempo. 

Além disso, é importante que você procure se informar sobre as leis municipais que tratam do uso e ocupação do solo. Isso é fundamental para que você já tenha em mente o recuo mínimo da construção para as laterais. Dito isso, não esqueça de considerar essas medidas na hora de avaliar a metragem total. 

  • Topografia e solo

A topografia é outra característica que precisa ser bem observada na hora de comprar um terreno. Afinal, ela pode influenciar e muito no projeto da construção que será feita ali. Sendo assim, verifique se o terreno em questão é plano, em aclive ou em declive. 

Caso ele não seja plano, é provável que seja necessário realizar algumas modificações nele antes de iniciar a construção. Mas isso, claro, também dependerá do projeto. De qualquer forma, a topografia precisa ser avaliada. 

Ademais, é preciso analisar bem a composição do solo presente no local. Essa verificação deve ser feita para que a construção possa ser realizada de maneira segura. Para isso, o ideal é contar com a análise de um especialista, como um engenheiro, por exemplo. Seguindo esses passos você estará cada vez mais perto de fechar um ótimo negócio. 

  • Infraestrutura e zoneamento

Por fim, também é de extrema importância lembrar de verificar como é a infraestrutura e as leis de zoneamento na região antes de fazer qualquer investimento.

Ou seja, procure se informar se as redes de esgoto, gás, água e luz chegam ao terreno e quais são os estabelecimentos que tem por perto. Além, claro, de descobrir o que pode ser construído naquela área. Para isso, é só solicitar uma ficha de informação junto à prefeitura

Mas se você é de Alagoas e está em busca de um excelente condomínio para construir a casa dos seus sonhos, conheça o Condomínio Vista Lagoa! Com a melhor estrutura e em uma localização privilegiada, ele pode ser o local ideal para a sua nova moradia. Quer saber um pouco mais? Então clica aqui! Já se quiser ler mais textos como esse, é continuar acompanhando o nosso blog.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top