Imagem de Cabeçalho

Espaço para meditação: 5 dicas para criar um em casa

Feature Image: Espaço para meditação: 5 dicas para criar um em casa

Sem categoria - 11 de novembro de 2020 -

A prática da meditação pode trazer uma série de benefícios como redução de estresse, melhora na qualidade do sono e até mesmo da cognição. Por isso, não é de estranhar que cada vez mais pessoas estejam aderindo a essa prática. E para os que começaram ou estão considerando começar, nada melhor do que ter um espaço para meditação em casa.

Ou seja, um lugar tranquilo, um ambiente que proporcione um melhor aproveitamento para a prática dentro da residência. Portanto, se esse é o seu caso, se você deseja ter em casa um espaço para meditação, confira as nossas dicas! Abaixo iremos te contar cinco dicas para seguir e montar o espaço ideal. 

1. Busque um local tranquilo

O primeiro passo para montar seu espaço para meditação é escolher um local apropriado. Para isso, é importante que você escolha um lugar, em sua casa, que seja tranquilo, silencioso e no qual você se sinta bem. Se nele houver uma boa entrada de luz natural melhor ainda. 

Sendo assim, sinta-se livre para, se possível, montar esse espaço ao ar livre, demarcando, por exemplo, uma área no jardim. Mas caso isso não seja possível, busque trabalhar bem o uso das luzes artificiais no local. De preferência trabalhe com iluminação indireta. Isso ajudará a tornar o lugar mais aconchegante.

Por fim, lembre-se que conforto também importa. Logo, é necessário que o local escolhido tenha o tamanho adequado e a estrutura adequada para lhe proporcionar bem-estar. 

2. Livre-se do excessos 

Cuidado para, na empolgação, não encher seu espaço para meditação com mais do que é preciso. O excesso de elementos no local pode gerar distração e te fazer perder o foco na prática. Então, tenha cautela. Mantenha o ambiente organizado, limpo e busque deixar nele apenas o essencial. 

3. Dê valor aos aromas 

Algum cheiro te traz sensação de aconchego ou te ajuda a se acalmar? Então que tal fazer uso disso? Use os aromas a favor da sua meditação! Uma boa forma de fazer isso, por exemplo, é com a utilização de óleos essenciais. Os de lavanda e camomila podem ser uma ótima pedida. Velas também são outra alternativa. 

O importante, no final, é que você esteja em um lugar acolhedor, calmo e tranquilo em todos os sentidos. E o cheiro faz parte disso. Então, considere! 

4. Coloque as “cores certas” no espaço para meditação

Neste exato momento você pode estar se perguntando: como assim as cores certas? Pois bem, não é que existam cores certas ou erradas, claro. No entanto, diferentes cores podem provocar estímulos diferentes. E é para isso que você deve se atentar aos escolher as cores do seu espaço para meditação. 

Logo, nossa dica aqui é para que você opte por uma paleta de cores suaves. Ou ainda, para que escolhas tons que promovam o relaxamento ou te ajudem a alcançar o humor desejado para a prática. 

5. Permita que a natureza faça parte do seu espaço para meditação

O contato com a natureza, assim como a prática da meditação, pode ajudar a reduzir o estresse e promover bem-estar, entre outros benefícios. 

Então, por que não unir as duas coisas? Caso seu espaço para meditação não vá ficar localizado ao ar livre, coloque plantas nele! Ou ainda, opte por um local com vista para o jardim ou para uma paisagem bonita. Certamente isso lhe ajudará a relaxar. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que elas sejam de grande ajuda na montagem do seu espaço para meditação. Se quiser ler mais dicas como essas, basta clicar aqui! Já para não perder nenhuma das nossas novidades, é só preencher o formulário abaixo.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top