Imagem de Cabeçalho

Massagueira: conheça 3 pratos saborosos e típicos da região

Feature Image: Massagueira: conheça 3 pratos saborosos e típicos da região

Sem categoria - 31 de março de 2021 -

A culinária alagoana é conhecida pela variedade de pratos típicos. E os frutos-do-mar são os preferidos de quem visita Alagoas. Se você pretende experimentar as delícias da terra, há uma região, no litoral sul alagoano, conhecida como Massagueira.

Ponto de encontro entre a lagoa e o mar, a região do município de Marechal Deodoro também é famosa pelos restaurantes especializados. Por isso, separamos algumas opções de pratos para você provar e saborear o melhor da culinária regional. Continue lendo e descubra 3 pratos típicos saborosos!

 

Peixada ao molho de camarão

A peixada alagoana é diferenciada. Com algumas opções exclusivas de frutos-do-mar e acompanhamentos especiais, a peixada ao molho de camarão se destaca entre os preferidos dos turistas e de quem mora em Maceió.

Essa é a opção tradicional para o almoço em família, em grupo ou a dois. O prato é composto por legumes cozidos, camarão e postas de peixes fritos. Além, claro, do acompanhamento: arroz branco e pirão de peixe. 

Renove as energias, depois de uma manhã de muita diversão e lazer, experimentando a peixada alagoana ao molho de camarão.

 

Pituzada

Presença garantida no cardápio alagoano, o pitu é outro prato preferido dos alagoanos e de quem visita Alagoas. A dica para quem visita a Massagueira pela primeira vez é provar a pituzada no almoço, com pirão e arroz.

Conhecido também como lagosta-de-água-doce ou “lagostinha”, o pitu pode ser servido também como petisco, acompanhando uma cervejinha gelada à beira da lagoa, no litoral sul alagoano.

Para desfrutar de uma experiência de verão na Massagueira, a Pituzada é uma das melhores escolhas. Por isso, aproveite para desfrutar a iguaria em belo dia de sol ao lado de quem você ama.

 

Sururu ao coco

Atenção, se você vir à capital alagoana e não saborear um sururu ao coco, você não fez nada. O molusco típico da lagoa Mundaú, em Maceió, é um prato obrigatório para quem deseja conhecer a culinária típica da terra dos marechais.

Geralmente, servido como caldinho (petisco), o sururu ao molho de coco também é uma das opções para o almoço. Ele é refogado no azeite com pimenta-de-cheiro, outro ingrediente que não pode faltar. O que dá o toque final é o amor e o orgulho do alagoano pela sua culinária.

Além de ter um sabor incomparável e ser uma das bases de nossa gastronomia, o cultivo e a pesca do sururu ganharam um aspecto sustentável. Isso porque, em vez de ir para o lixo, a casca do sururu hoje vira matéria-prima para peças de design. Na prática, ele gera emprego e renda para muitas famílias alagoanas. Por isso, o molusco alagoano se tornou um patrimônio imaterial do Estado.

 

Com tantos pratos deliciosos, deu até fome. E a região metropolitana de Maceió é assim: recheada de excelentes restaurantes e pratos típicos para você experimentar. Com um cardápio diversificado para todos os gostos, a Massagueira une diversão, comida boa e paisagens espetaculares.

Se você pensa em morar em Alagoas, então precisa conhecer em detalhes o litoral Sul alagoano. E, pensando em te ajudar nessa decisão, fizemos um post falando sobre os principais motivos para você investir em imóveis na região. Confira!

 

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top