Imagem de Cabeçalho

Novo urbanismo: entenda o princípio norteador do projeto do Vista Lagoa

Feature Image: Novo urbanismo: entenda o princípio norteador do projeto do Vista Lagoa

Sem categoria - 13 de janeiro de 2021 -

Um desenvolvimento equilibrado entre trabalho e residência. Tendo como ponto de partida o Novo Urbanismo, estilo arquitetônico encontrado em muitas cidades europeias, o Vista Lagoa tem como objetivo a promoção de locais sociais visando a preservação da natureza e influenciar, para o bem comum, o comportamento das pessoas.

Recuperar a cidade para o ser humano social. Antes, em meados do século XX, as cidades e bairros eram planejadas para o pedestre, facilitando o deslocamento. Com a diminuição dos preços dos automóveis e o progresso dos meios de transportes de massa, a prioridade se inverteu. Logo, esse novo sistema ficou conhecido como desenvolvimento suburbano convencional.

 

Surgimento do Novo Urbanismo nos Estados Unidos

Uma forte corrente de pensamento. O Novo Urbanismo surgiu nos Estados Unidos em meados dos 90, mas desde a década de 50 já existiam críticos ao sistema convencional. Com a ideia de que o ambiente físico interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas, o movimento só se consolidou em 1993, nos Congressos do Novo Urbanismo (CNU).

 

Elementos do Novo Urbanismo

O Vista Lagoa, nosso condomínio de alto padrão localizado na região metropolitana de Maceió, foi planejado levando em consideração os elementos principais do Novo Urbanismo. 

Segundo a teoria dos novos urbanistas, para se tornar um bairro autêntico, o local deve seguir 13 princípios fundamentais para projetos arquitetônicos dessa natureza. Confira agora os principais:

 

Centro

Uma praça ou um jardim com pelo menos uma parada de ônibus. Um dos elementos do Novo Urbanismo é ter um centro marcante na área para que seja facilitado o encontro de pessoas em prol de uma melhor convivência e bem estar social.

 

Variedades de moradia

As construções devem contemplar todo e qualquer tipo de pessoa. Casados, jovens, solteiros, idosos, não importa, para os novos urbanistas é imprescindível ter, no espaço, uma variedade de moradia para que todas as pessoas, sem exceção, possam viver bem, escolhendo a melhor opção.

 

Ruas integradas

Conexão entre todas as vias do local. Com ruas integradas, é criada a possibilidade de novas rotas para carros e habitantes. E, consequentemente, haverá a diminuição do tráfego de veículos, facilitando, também, a locomoção e o fluxo dos pedestres.

 

Estacionamentos e garagem

As saídas de carros, em estacionamentos e garagens, deverão ser realocadas para trás das casas ou dos edifícios. Geralmente, essas saídas se defrontam a ruas menores. Este é mais um princípio do Novo Urbanismo que tem como objetivo a diminuição do fluxo de automóveis nas ruas principais.

Assim como o Novo Urbanismo, nós acreditamos que ambientes moldam comportamentos pessoais e sociais. E, devolver os espaços públicos para a convivência humana e civilizada, é um dever de todos que trabalham com construção civil. Por isso, o nosso Vista Lagoa já nasceu sob esse olhar de amor ao próximo, visando a integração do homem com a natureza preservada.

Você ainda não conhece o nosso empreendimento imobiliário Vista Lagoa? Ele está localizado entre a lagoa, a laguna e o verde de Maceió. A melhor e mais nobre área para se morar na capital alagoana.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top