Imagem de Cabeçalho

Projetos para casas: confira as principais tendências!

Feature Image: Projetos para casas: confira as principais tendências!

Sem categoria - 14 de outubro de 2020 -

Se você está querendo construir a residência do seus sonhos, conhecer projetos para casas é uma ótima forma de se inspirar e ter novas ideias. Afinal, através desses projetos você poderá saber quais são as tendências da arquitetura para o momento e analisar novas possibilidades para o seu lar. 

Então, que tal conferir algumas dessas tendências e observar quais combinam com seu estilo para poder colocá-las em prática? Para isso, é só continuar com a gente! Esperamos que você goste do que trouxemos aqui. 

Projetos para casas sustentáveis

Não foi ontem que a sustentabilidade se tornou pauta de diversos segmentos, inclusive da arquitetura. A discussão em torno do assunto está em alta há bastante tempo e busca difundir a importância de se preocupar com as questões ambientais, desenvolvendo edificações que se relacionam com a causa da preservação ambiental. 

Portanto, os projetos para casas têm sido desenvolvidos conforme essa lógica em que a tecnologia é utilizada para auxiliar o meio ambiente. 

Dessa forma, entre os principais cuidados no desenvolvimento dos projetos estão: evitar ao máximo gerar resíduos, e reaproveitar matéria-prima. E se essa também é um preocupação sua, vale a pena conversar com o seu arquiteto para pensar quais medidas vocês podem tomar para construir uma casa sustentável. 

Ainda seguindo essa linha de pensamento, o design minimalista continua em alta. Isso porque, ao evitar os excessos, ele busca um consumo feito de maneira consciente. Ou seja, uma lógica de consumo desacelerado, em que o menos é mais e investe-se em bens duráveis e com designs atemporais.

Decoração afetiva

Outra tendência presente em vários projetos para casas é a da decoração afetiva. Trata-se de uma ideia de originalidade para os lares, que devem ser construídos utilizando-se de elementos que possuem valor afetivo para seus moradores. 

Heranças de família, obras de arte, lembranças de viagens. Tudo o que faz parte da história dos moradores deve e pode servir para a composição do lar. Além disso, a decoração afetiva também busca a valorização da cultura local, fazendo uso de objetos da arte popular e artesanatos da região. 

Por fim, ela também se relaciona com o conceito de sustentabilidade, uma vez que não busca incentivar o consumo e estimula o uso de objetos reaproveitados. 

Design biofílico

Não há como falar de novos projetos para casas sem falar de plantas, certo? Pois a verdade é que essas queridas invadiram os lares e vieram para ficar. Afinal, quase todo mundo concorda que uma casa com plantas é uma casa com mais vida e mais beleza.

Por isso, elas estão sendo colocadas tanto nos ambientes externos como nos ambientes internos através do design biofílico, que consiste na integração casa-natureza. Logo, residências pensadas com esse mote se mostram excelentes para qualquer tipo de residência. 

E aí? Gostou de saber mais sobre as propostas para os novos projetos de casas? Já sabe qual delas você vai aderir? Bem, esperamos que você tenha gostado desse texto e continue nos acompanhando por aqui para ver mais conteúdos como esse. Estamos sempre buscando trazer informações que consideramos relevantes para você.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top